quinta-feira, 23 de junho de 2011

DATA: 22/06/11


DISCIPLINA: História

EIXO: Sociedade e convivência

CONTEÚDOS:
  • Perceber mudanças na forma de preparar e obter alimentos ao longo do tempo e a importância do controle do fogo.
  • Comparar hábitos alimentares de diferentes culturas em momentos históricos diferentes.

OBJETIVO:
  • Recuperar aspectos importantes da história.

AVALIAÇÃO:
  • Concluir que a variedade de alimentos consumidos pelo homem aumentou através do plantio.

ATIVIDADES:

Oralidade:
  • Investigar o que alunos sabem sobre a origem dos alimentos e do fogo.

Caderno:

Alimentando-se ao longo do tempo
            Os primeiros grupos humanos viviam da caça, pesca e colheita de frutos e raízes.
            As mulheres e crianças coletavam frutos, raízes, grãos e mel e os homens pescavam e caçavam. E todo o alimento era dividido para todos.
            Aos poucos aprenderam a plantar e colher e guardar os alimentos. E também aprenderam a domesticar alguns animais.

O fogo
            Muito antes de aprender a cultivar seus alimentos, os seres humanos já tinham feito uma importante descoberta para sua alimentação: como produzir fogo.
            O controle do fogo melhorou as condições de alimentação das pessoas, porque permitiu que muitos alimentos passassem a ser cozidos e assados (demorando mais tempo para se estragar).

Agora responda:
1)     Sua alimentação é igual ao dos primeiros grupos humanos/ Por quê?
2)     O que as mulheres e as crianças faziam?
3)     Os primeiros grupos humanos dividiam entre todos os alimentos. Você acha que isso era correto, explique:

PARA CASA
1)     Faça um desenho mostrando como era a alimentação dos primeiros grupos humanos.

DISCIPLINA: Geografia


EIXO: Sociedade

CONTEÚDO:
  • As ruas mudam.

OBJETIVO:
  • Identificar permanências e transformações ocorridas na paisagem.

AVALIAÇÃO:
  • Reconhecer as transformações ocorridas numa paisagem ao longo do tempo

ATIVIDADES

Oralidade:
  • Ler e refletir com os alunos os textos das páginas 98 e 99 do livro de geografia.

Caderno:
a rua de pedro

            No passado, a rua de pedro era de terra, com poucos automóveis circulando. Com o passar do tempo, a rua ganhou asfalto e o número de moradias e lojas aumentou, transformando a rua calma em uma rua movimentada.

1)     Complete as frases com o que falta:

a)     Antigamente a rua de Pedro era de __________.
b)     A rua de Pedro deixou de ser ____________ e se transformou em uma rua ___________.
c)      As ruas mudam ao longo do _____________.

Nossa escola
 
PARA CASA:
1) Desenhe a rua em que você mora e tudo o que há nela, próximo a sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário