DISCIPLINA: História
EIXO: Sociedade e convivência
CONTEÚDOS:
- Perceber mudanças na forma de preparar e obter alimentos ao longo do tempo e a importância do controle do fogo.
- Comparar hábitos alimentares de diferentes culturas em momentos históricos diferentes.
OBJETIVO:
- Recuperar aspectos importantes da história.
AVALIAÇÃO:
- Concluir que a variedade de alimentos consumidos pelo homem aumentou através do plantio.
ATIVIDADES:
Oralidade:
- Investigar o que alunos sabem sobre a origem dos alimentos e do fogo.
Caderno:
Alimentando-se ao longo do tempo
Os primeiros grupos humanos viviam da caça, pesca e colheita de frutos e raízes.
As mulheres e crianças coletavam frutos, raízes, grãos e mel e os homens pescavam e caçavam. E todo o alimento era dividido para todos.
Aos poucos aprenderam a plantar e colher e guardar os alimentos. E também aprenderam a domesticar alguns animais.
O fogo
Muito antes de aprender a cultivar seus alimentos, os seres humanos já tinham feito uma importante descoberta para sua alimentação: como produzir fogo.
O controle do fogo melhorou as condições de alimentação das pessoas, porque permitiu que muitos alimentos passassem a ser cozidos e assados (demorando mais tempo para se estragar).
Agora responda:
1) Sua alimentação é igual ao dos primeiros grupos humanos/ Por quê?
2) O que as mulheres e as crianças faziam?
3) Os primeiros grupos humanos dividiam entre todos os alimentos. Você acha que isso era correto, explique:
PARA CASA
1) Faça um desenho mostrando como era a alimentação dos primeiros grupos humanos.
DISCIPLINA: Geografia
EIXO: Sociedade
CONTEÚDO:
- As ruas mudam.
OBJETIVO:
- Identificar permanências e transformações ocorridas na paisagem.
AVALIAÇÃO:
- Reconhecer as transformações ocorridas numa paisagem ao longo do tempo
ATIVIDADES
Oralidade:
- Ler e refletir com os alunos os textos das páginas 98 e 99 do livro de geografia.
Caderno:
a rua de pedro
No passado, a rua de pedro era de terra, com poucos automóveis circulando. Com o passar do tempo, a rua ganhou asfalto e o número de moradias e lojas aumentou, transformando a rua calma em uma rua movimentada.
1) Complete as frases com o que falta:
a) Antigamente a rua de Pedro era de __________.
b) A rua de Pedro deixou de ser ____________ e se transformou em uma rua ___________.
c) As ruas mudam ao longo do _____________.
Nossa escola
PARA CASA:
1) Desenhe a rua em que você mora e tudo o que há nela, próximo a sua casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário