EIXO: Sociedade e convivência
CONTEÚDO:
- Dever da criança: estudar.
OBJETIVO:
- Comparar escolas do presente e do passado identificando permanências e mudanças.
AVALIAÇÃO:
- Valorizar diferentes formas de educação e aprendizagem
ATIVIDADES:
REFLETINDO
A escola é o local onde estudamos. È formada por alunos, professores, direção e funcionários.
Nela aprendemos a ler, escrever, calcular, desenhar, conhecer melhor o lugar em que vivemos e conviver melhor com as pessoas, principalmente com nossos coleguinhas.
RESPONDA:
- O que é a escola para você?
- O que as pessoas fazem na escola?
- Qual o nome de sua escola?
- Qual é a turma em que você estuda?
- Você mora perto da sua escola?
- Quando você começou a freqüentar a escola?
- Qual é o nome da diretora de sua escola?
- Qual é o nome de sua professora?
- Qual é o nome da secretária da escola?
- Quem prepara a merenda escolar?
- Quem faz a limpeza de sua escola?
- Desenhe a sua escola?
A MINHA ESCOLA HOJE
Preencha o quadro.
Nome atual da escola | E. M. Prof. João Macedo Filho | |
Endereço (rua, bairro e cidade). | Rua Ulisses José Ribeiro, 410 - Uberaba – Curitiba - Pr | |
Nome da diretora e vice diretora | Lidiane Duarte – Terezinha S. Mroczek | |
Número de professores e funcionários | Professores 34 2 pedagogas | Funcionários 5 5 limpeza – 1 guarda |
Número de alunos | 497 | |
Número de salas de aula | 8 | |
Outros espaços | Informática, biblioteca, sl dos professores, sl. Pedagogas, sl contra-turno, direção, secretaria, cozinha, Ed. Física e almoxarifado. | |
Em quais períodos funciona | Manhã – tarde – noite com educ. permanente |
A ESCOLA NO TEMPO
Muitas são as mudanças que ocorrem com o passar do tempo. Antigamente existia diferença no modo de ensinar meninos e meninas nas escolas brasileiras. As meninas eram educadas para serem donas-de-casa, enquanto os meninos eram preparados para desenvolver diversas atividades profissionais. Havia sala só para meninas e sala só para meninos. Havia castigo para quem errasse a lição. Como se pode ver, por esses exemplos, a escola mudou muito.
PARA CASA
Entrevista com os familiares:
Nome: |
Idade: Ano em que iniciou na escola: |
Havia uniformes?Como eram? |
Como eram os móveis? |
O que podia e o que não podia fazer na escola? |
As mudanças ocorridas foram boas ou não? |
Por quê? |
Como iam à escola? |
Por que iam à escola? |
O que é parecido entre a sua turma e as turma do passado? |
O que é diferente entre as turmas do passado e a sua? |
APOSTILA DIREITOS DAS CRIANÇAS - PARA COLORIR
DISCIPLINA: Geografia
EIXO: Sociedade
CONTEÚDOS:
- Elementos formadores da paisagem:
- elementos da natureza (naturais)
- elementos construídos pelo ser humano (culturais)
OBJETIVO:
- Perceber que o homem organiza, constrói e transforma os diferentes espaços para suprir suas necessidades.
AVALIAÇÃO:
- Identificar as mudanças ocorridas na paisagem de acordo com as necessidades da sociedade e das técnicas que esta desenvolve.
ATIVIDADES
- Atividades no livro de geografia da página 90 até 95.
ENVIANDO CARTAS
As cartas e demais correspondências que enviamos devem estar com o endereço completo e correto para que cheguem ao seu destino.
No envelope devem constar o nome e o endereço do destinatário e do remetente.
- DESTINATÁRIO: é a pessoa que, deve receber a carta.
- REMETENTE: é a pessoa que envia a carta.
- Confeccionando uma carta
Para casa:
- Atividades do livro de geografia páginas 96 e 97, copiar e responder no caderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário