DISCIPLINA: História
EIXO: Sociedade e convivência
CONTEÚDOS:
• Os direitos das crianças;
• O trabalho infantil.
OBJETIVOS:
• Conhecer as garantias que lhes são asseguradas por lei;
AVALIAÇÃO.
• Verificar se o estudante demonstra, em suas produções orais e escritas, que reconhece os direitos e os deveres das crianças, percebendo que eles estão presentes nas convenções sociais escolares e comunitárias e em documentos oficiais.
ATIVIDADES:
http://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE
1) Leia o texto:
OS DIREITOS DAS CRIANÇAS
AS LEIS SURGIRAM PARA ORGANIZAR A VIDA DAS PESSOAS E ORIENTÁ-LAS SOBRE COMO AGIR EM SOCIEDADE.
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (TAMBÉM CONHECIDO COMO ECA) ENTROU EM VIGOR NO DIA 13 DE JULHO DE 1990. É UM CONJUNTO DE LEIS ELABORADAS PARA PROTEGER AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES BRASILEIROS.
DE ACORDO COM O ECA, AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES TÊM DIREITO A MORADIA, ALIMENTAÇÃO E ASSISTÊNCIA MÉDICA. TÊM TAMBÉM O DIREITO DE BRINCAR, DE FREQUENTAR A ESCOLA E DE SER PROTEGIDA CONTRA A CRUELDADE E A EXPLORAÇÃO NO TRABALHO.
2) Escreva a palavra correspondente a cada letra da sigla ECA.
3) A quantos anos existe o ECA?
4) Em sua opinião, entre os direitos das crianças mencionados no texto;
a) Qual é o mais respeitado?
b) E o menos cumprido?
De acordo com o ECA:
- CRIANÇA: é a pessoa que tem até doze anos de idade incompletos.
- ADOLESCENTE: é a pessoa entre doze e dezoito anos de idade.
O TRABALHO INFANTIL
“É PROIBIDO QUALQUER TRABALHO A MENORES DE DEZESSEIS ANOS DE IDADE, SALVO NA CONDIÇÃO DE APRENDIZ, A PARTIR DOS QUATORZE ANOS.”
Lei nº 10.097 de 19/12/2000 - CLT
Para casa:
1) Coloque V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) O trabalho infantil sempre foi proibido no Brasil.
( ) A partir dos quatorze anos os menores podem trabalhar na condição de aprendizes.
2) Onde você mora há crianças que trabalham? O que elas fazem?
3) Utilize as palavras abaixo e escreva uma mensagem alertando as pessoas contra o trabalho infantil:
TRABALHO INFANTIL – BRINCAR – CRIANÇA
DIREITO – ESTUDAR – LEI
DISCIPLINA: Geografia
EIXO: Sociedade
CONTEÚDO:
• O direito à educação
OBJETIVOS:
• Desenvolver a prática da cidadania, preocupando-se com questões étnicas relativas à igualdade de direitos e à dignidade do ser humano.
• Reconhecer a educação como direito fundamental do cidadão a sua importância para o conhecimento e a defesa dos direitos.
AVALIAÇÃO:
• Praticar a cidadania, preocupando-se com questões étnicas relativas à igualdade de direitos e à dignidade do ser humano.
• Reconhecer a educação como direito fundamental do cidadão a sua importância para o conhecimento e a defesa dos direitos.
ATIVIDADES:
Direito á educação gratuita e ao lazer infantil.
• O interesse superior da criança deverá ser o interesse director daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais.
• A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.
• A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Dar-se-á à criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita - em condições de igualdade de oportunidades - desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. Chegando a ser um membro útil à sociedade.
Princípio VII da Declaração Universal dos Direitos das Crianças/1959
1) .Você conhece crianças da sua idade que não frequentam a escola?
2) Você sabe por que elas não vão à escola?
3) Além do direito à educação, que outros direitos você acha que as crianças têm?
- Livro de Geografia páginas: 58 e 59.
Para casa:
1) Escreva sua opinião sobre o fato de muitas crianças realizarem as atividades domésticas, sem poder ir à escola.
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