quarta-feira, 1 de junho de 2011

DATA: 01/06/11

DISCIPLINA: História

EIXO: Sociedade e convivência

CONTEÚDOS:
• Os direitos das crianças;
• O trabalho infantil.

OBJETIVOS:
• Conhecer as garantias que lhes são asseguradas por lei;
AVALIAÇÃO.
• Verificar se o estudante demonstra, em suas produções orais e escritas, que reconhece os direitos e os deveres das crianças, percebendo que eles estão presentes nas convenções sociais escolares e comunitárias e em documentos oficiais.

ATIVIDADES:

http://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE

1) Leia o texto:

OS DIREITOS DAS CRIANÇAS

AS LEIS SURGIRAM PARA ORGANIZAR A VIDA DAS PESSOAS E ORIENTÁ-LAS SOBRE COMO AGIR EM SOCIEDADE.
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (TAMBÉM CONHECIDO COMO ECA) ENTROU EM VIGOR NO DIA 13 DE JULHO DE 1990. É UM CONJUNTO DE LEIS ELABORADAS PARA PROTEGER AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES BRASILEIROS.
DE ACORDO COM O ECA, AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES TÊM DIREITO A MORADIA, ALIMENTAÇÃO E ASSISTÊNCIA MÉDICA. TÊM TAMBÉM O DIREITO DE BRINCAR, DE FREQUENTAR A ESCOLA E DE SER PROTEGIDA CONTRA A CRUELDADE E A EXPLORAÇÃO NO TRABALHO.

2) Escreva a palavra correspondente a cada letra da sigla ECA.

3) A quantos anos existe o ECA?

4) Em sua opinião, entre os direitos das crianças mencionados no texto;

a) Qual é o mais respeitado?
b) E o menos cumprido?

De acordo com o ECA:
- CRIANÇA: é a pessoa que tem até doze anos de idade incompletos.
- ADOLESCENTE: é a pessoa entre doze e dezoito anos de idade.

O TRABALHO INFANTIL

“É PROIBIDO QUALQUER TRABALHO A MENORES DE DEZESSEIS ANOS DE IDADE, SALVO NA CONDIÇÃO DE APRENDIZ, A PARTIR DOS QUATORZE ANOS.”
Lei nº 10.097 de 19/12/2000 - CLT

Para casa:
1) Coloque V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) O trabalho infantil sempre foi proibido no Brasil.
( ) A partir dos quatorze anos os menores podem trabalhar na condição de aprendizes.

2) Onde você mora há crianças que trabalham? O que elas fazem?

3) Utilize as palavras abaixo e escreva uma mensagem alertando as pessoas contra o trabalho infantil:

TRABALHO INFANTIL – BRINCAR – CRIANÇA
DIREITO – ESTUDAR – LEI


DISCIPLINA: Geografia

EIXO: Sociedade

CONTEÚDO:
• O direito à educação

OBJETIVOS:
• Desenvolver a prática da cidadania, preocupando-se com questões étnicas relativas à igualdade de direitos e à dignidade do ser humano.
• Reconhecer a educação como direito fundamental do cidadão a sua importância para o conhecimento e a defesa dos direitos.

AVALIAÇÃO:
• Praticar a cidadania, preocupando-se com questões étnicas relativas à igualdade de direitos e à dignidade do ser humano.
• Reconhecer a educação como direito fundamental do cidadão a sua importância para o conhecimento e a defesa dos direitos.

ATIVIDADES:

Direito á educação gratuita e ao lazer infantil.
• O interesse superior da criança deverá ser o interesse director daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais.
• A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.
• A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Dar-se-á à criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita - em condições de igualdade de oportunidades - desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. Chegando a ser um membro útil à sociedade.
Princípio VII da Declaração Universal dos Direitos das Crianças/1959

1) .Você conhece crianças da sua idade que não frequentam a escola?

2) Você sabe por que elas não vão à escola?

3) Além do direito à educação, que outros direitos você acha que as crianças têm?

- Livro de Geografia páginas: 58 e 59.

Para casa:
1) Escreva sua opinião sobre o fato de muitas crianças realizarem as atividades domésticas, sem poder ir à escola.

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