quinta-feira, 25 de agosto de 2011

DATA: 25/08/11



CIÊNCIAS

CONTEÚDO
  • Ciclo vital das plantas.

ATIVIDADES
CICLO VITAL DAS PLANTAS

     Era uma vez uma sementinha...

     A semente é composta em três partes: o embrião (parte essencial da semente, de onde surgirá a nova planta); a casca ou tegumento (consiste na proteção das sementes, ou seja, a sua cobertura) e o endoesperma (reserva da semente, que é utilizada como fonte de energia para o desenvolvimento do embrião).
     A semente é, deste modo, o óvulo maduro das plantas gimnospérmicas (possuem a semente nua, isto é, falta o fruto que tem as angiospérmicas – possuem os óvulos em ovários fechados. As sementes estão protegidas pelo fruto) ou angiospérmicas. É o óvulo fecundado, sendo formada pela casca ou tegumento, embrião e pelo endosperma que envolve.
     Em biologia, o termo germinação diz respeito ao processo inicial do crescimento de uma planta a partir de um corpo em estado de vida latente, que poderá ser uma semente ou um esporo de um animal, um protista ou uma bactéria através de uma forma enquistada.
     A semente das espermatófitas é produzida no ovário de uma flor (nas angiospérmicas) ou no megasporófilo (as escamas das pinhas ou estruturas equivalentes doutras gimnospérmicas) e consiste num embrião e numa reserva de alimento.
     Quando as condições do ambiente são favoráveis, a semente germina: os meristemas apicais começam a crescer e a primeira estrutura a desenvolver é a radícula, que se transforma numa raíz, segurando a nova planta ao suporte onde a planta irá viver ou ao solo. Nesse momento, a planta torna-se independente das reservas nutritivas, terminando o processo de germinação e iniciando o crescimento da nova planta. O caule começa a ser formado a partir de um tecido embriónico denominado de hipocótilo.
     O crescimento do hipocótilo faz com que os cotilédones, a plúmula (percursora das primeiras folhas) e o meristema apical a saírem do tegumento coma finalidade de formar a nova planta. Pode-se dizer que o desenvolvimento da germinação acaba quando crescem as primeiras “folhas”.


1)     Nasce – 2) Cresce – 3) Reproduz – 4) Morre

ADIVINHAS

Faço com muito amor
Meus raios mandam para a terra luz e calor
Sou o _______________


·        Explicar aos alunos que para germinar as plantas precisam de um elemento muito importante: o Sol que é fonte de luz e calor do ambiente.

Que segura a planta e lhe dá vida embaixo da terra,
Vive escondida? ________________________


Que rompendo o solo estende seus braços
Com grande esforço alcança os espaços? ______________


Que serve para a planta respirar,
Ajudando também a buscar a força solar? _____________


Guarda a semente da planta fruteira
Na sua polpa verde ou madura? ___________________


·        Falar aos alunos que existem plantas que não tem todas essas partes como, por exemplo: avanças, samambaias.
·        Comentar sobre a utilidade das plantas, na alimentação, na fabricação de bebidas, na fabricação de óleo e remédios caseiros.

PARA CASA
  • Pesquisar quais plantas são utilizadas na alimentação, na fabricação de bebidas, na fabricação de óleo e remédios caseiros.


GEOGRAFIA

CONTEÚDO
  • O direito à educação.

LIVRO DE GEOGRAFIA
  • Páginas 58 e 59.

PARA CASA
  • Livro de Geografia página 60, copiar e responder no caderno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário