quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DATA: 17/11/11


DISCIPLINA: Ciências
CONTEÚDO:
  • Pantanal
OBJETIVO:
  • Identificar plantas e animais existentes no Pantanal.
AVALIAÇÃO:
  • Conhecer vegetação e animais existentes no Pantanal.

ATIVIDADES:

Caderno


O Pantanal ocupa uma área de aproximadamente 220.000 quilômetros quadrados, estendendo-se pelos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O Pantanal tem uma grande quantidade de rios no seu interior, formando-se um ambiente alagado muito rico em nutrientes, que são trazidos pelas águas.
No Pantanal, existem terras sempre secas (as partes mais altas), terras que se alagam apenas nos períodos de chuvas e terras que permanecem continuamente alagadas, promovendo a ocorrência de uma vegetação variada. O que mais chama a atenção no Pantanal é a sua extraordinária beleza natural e a espetacular variedade de animais ali encontrados, especialmente aves. Nos rios, encontra-se a maior variedade de peixes de água doce do mundo. Muitos animais merecem destaque: o jacaré, cuja pele é utilizada na fabricação de cintos, bolsas e calçados, sendo, por isso, vítima da caça indiscriminada; a onça pintada, a anta, o tamanduá-bandeira, a capivara e outros.

  • Leitura e interpretação das páginas 92 até a 95 do livro de Ciências.

DISCIPLINA: Língua Portuguesa
CONTEÚDOS:
  • Jornal – Classificados.
OBJETIVO:
  • Identificar os classificados como um recurso utilizado pelas pessoas para anunciar a compra ou venda de produtos ou serviços..
AVALIAÇÃO:
·       Utilizar o jornal para facilitar a compra ou venda de produtos e serviços.

ATIVIDADES:
Caderno
Classificados são uma forma de publicidade comum em jornais, revistas e Internet. Os classificados são parte dos jornais (impressos ou on-line) para que o leitor possa anunciar, mediante pagamento, um produto para vender. Os mais comuns oferecem imóveis para vender, automóveis usados e empregos. Para ter o seu anúncio nesse caderno você pode levar o seu anúncio ou proposta até o jornal ou mandar pela internet ao site do jornal desejado ou até pelo telefone, pagar uma taxa e esperar que alguém ligue para negociar o produto anunciado.
·       Elaborar em dupla um anúncio de classificados.

PARA CASA
  • Ler e fazer as atividades das páginas 149 e 150 do livro de Língua Portuguesa.

DATA:16/11/11


DISCIPLINA: Geografia
CONTEÚDO:
  • ·      A sinalização das ruas.
OBJETIVO
  • Perceber que as atitudes erradas no trânsito, tanto dos motoristas como dos pedestres, podem causar graves acidentes com vítimas e danos materiais.
AVALIAÇÃO
  • Respeitar a sinalização e trânsito.

ATIVIDADES:

  • Atividades  do livro de Geografia  páginas 108, 109 e 110.
PARA CASA
  • Copiar e fazer no caderno os exercícios da página 107 do livro de geografia.
DISCIPLINA: História
CONTEÚDO:
  • Origem do Natal.
OBJETIVOS
  • Conhecer a origem da História do Natal.
AVALIAÇÃO
  • Valorizar os motivos cristãos da festividade natalina.
ATIVIDADES:
Origem do Natal e o significado da comemoração
O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

  • Confecção do Papai Noel de muitas faces.

DATA: 11/11/11

EDUCAÇÃO FÍSICA

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS

DISCIPLINA: Matemática

CONTEÚDO
  • Cálculo mental
OBJETIVO:
  • Estimular e trabalhar o cálculo mental em situações problemas.
AVALIAÇÃO:
  • Usar o cálculo mental para resolver problemas.
ATIVIDADES:
  • Realizar as atividades no livro de matemática páginas 131, 132 e 133.
PARA CASA

DATA:10/11/11


AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA

DISCIPLINA: Língua Portuguesa
CONTEÚDOS:
  • Parágrafo
  • Antônimo
OBJETIVO:
  • Produzir textos fazendo uso adequado de parágrafos.
  • Ampliação de vocabulário.
AVALIAÇÃO:
·       Usar o parágrafo nas produções de texto.

ATIVIDADES:
Caderno

  • Resolver as atividades propostas no livro de Português nas páginas 143, 144 e 145.
PARA CASA
  • Fazer no livro de Português as atividades das páginas 146 e 147.

DATA: 09/11/11

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

DISCIPLINA: Geografia
CONTEÚDO:
  • Rua: espaço de circulação.
OBJETIVOS
  • Perceber a introdução das novas tecnologias nos meios de transporte.
  • Identificar a desigualdade social no acesso aos diferentes meios de transportes.
AVALIAÇÃO
  • Valorizar o uso de transporte coletivo, favorecendo ao meio ambiente, diminuindo a poluição.
ATIVIDADES:
  • Atividades  do livro de Geografia  páginas 102, 103, 104 e 105.
PARA CASA
  • Copiar e fazer no caderno os exercícios da página 106 do livro de geografia.