quinta-feira, 13 de outubro de 2011

DATA: 13/10/11

TEATRO NA ESCOLA

DISCIPLINA: Ciências

CONTEÚDO:
  • O nosso país: a caatinga e a floresta amazônica.

OBJETIVO:
  • Identificar os ambientes brasileiros de floresta amazônica e caatinga.

AVALIAÇÃO:
  • Saber identificar os ambientes brasileiros de floresta amazônica e caatinga.

ATIVIDADES:
 
  • Atividades do livro de Ciências páginas 82, 83 e 84.

Caderno

FLORESTA AMAZÔNICA: Com cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados, ocupa 60% do território do Brasil, onde abrange os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. É a maior floresta tropical do planeta e contém 1/5 da água doce nele existente em estado líquido, graças à bacia do rio Amazonas
Apresenta 3 tipos de vegetação:
a) Matas de igapó, que se localizam nas áreas baixas, próximas de rios e que estão constantemente inundadas. Nelas, as árvores têm cerca de 20 metros de altura e estão adaptadas para viver em terrenos alagados.
b) Matas de várzea: ficam em terrenos um pouco mais elevados, que são inundados apenas temporariamente.
c) Matas de terra firme: estendem-se nas regiões mais elevadas e sempre secas. Compõem 80% da floresta. Árvores que têm em média 30m de altura formam florestas compactas, cujo interior é úmido e escuro.
Como outros ecossistemas brasileiros, a floresta Amazônica tem sido vítima de grande devastação, por conta de desmatamentos, queimadas, extração de recursos minerais, construção de estradas, etc. Estima-se que a floresta perca a cada cinco segundos uma área equivalente a um campo de futebol.

CAATINGA: é a vegetação característica do Nordeste brasileiro. Essa região é bastante árida devido à escassez de chuvas. Seus rios permanecem secos a maior parte do ano, com exceção do rio São Francisco. O clima é quente e os solos férteis, apesar de improdutivos pela falta de água.
Nesse ambiente, desenvolve-se uma vegetação adaptada à falta de água. As plantas apresentam raízes desenvo1vidas, para poder retirar o máximo de água do solo; caules suculentos, que armazenam água, e folhas pequenas, muitas vezes transformadas em espinhos, que caem durante a seca (verão) para reduzir a perda de água por transpiração. Predominam árvores e arbustos baixos e um grande número de cactáceas.

PARA CASA
  • Pesquise figuras e cole no caderno onde mostrem a vegetação existente na Floresta Amazônica e na Caatinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário